Entenda quais são as tendências do método EAD?

Descubra o porquê desse aumento, além de fatos, características e benefícios do Ensino à Distância

Última atualização em 

18/8/2020

Entenda quais são as tendências do método EAD?

Descubra o porquê desse aumento, além de fatos, características e benefícios do Ensino à Distância

Última atualização em 

18/8/2020

O ano de 2020 tem sido bem atípico, não é mesmo?

Ninguém esperava enfrentar uma pandemia que parou o mundo inteiro. Uma das consequências da Covid-19 e do isolamento social acarretado por essa doença foi o aumento da Educação a Distância (EAD). Devido ao vírus, o Ministério da Educação (MEC) publicou no dia 18 de Março a portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade online.

Para não comprometer o cronograma acadêmico, as escolas e faculdades tiveram que se adaptar à nova realidade, na qual o cotidiano passou a ser todo virtual. As instituições procuraram não alterar os horários das aulas para que os alunos não tivessem um impacto ainda maior na mudança de rotina. Os trabalhos passaram a ser enviados por portais ou e-mails, assim como as suas respectivas correções, o contato entre alunos e professores começou a ser somente pelas redes sociais e os testes e provas passaram a ser online com controle de tempo e número de tentativas.

Jovem de, aproximadamente, 17 anos, usando um óculos com lateral preta e frente transparente e vestindo uma blusa azul de alcinha. A foto foi tirada de lado, mostrando o perfil da menina e os materiais de estudo também vistos de lado. Ela está estudando online através de um notebook e está fazendo anotações com uma caneta e um caderno.

As salas de aulas foram substituídas pelo conforto do lar e os cadernos pelos computadores. O método EAD obriga a pessoa a ter um nível maior de foco e dedicação, principalmente porque existem muitas distrações e comodidades na casa de cada um. Além disso, exige uma maior disciplina com os horários, para que a vontade de preencher o tempo somente com descanso e lazer, não seja maior do que a de aprender e estudar.

O ideal é planejar a semana e as tarefas de cada dia para que continue existindo uma rotina a ser seguida de forma fixa e organizada. Nós da Liber, por exemplo, usamos nas nossas aulas particulares online, diversos recursos especializados e de qualidade que ajudam a complementar o ensino do aluno e contornar o problema da falta de atenção e foco. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui

Mas o futuro será dominado por essa metodologia?

Como mostra o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, a procura pelo EAD está cada vez maior e esse número só tende a crescer. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a previsão é de que em 2023 tenham mais alunos matriculados em EAD do que no ensino presencial, fazendo com que a educação dependa, cada vez mais, dos avanços tecnológicos.

Quais são os benefícios do ensino online?

  • Economia de tempo por não precisar se locomover de um espaço para outro;
  • Flexibilidade para estudar no cômodo que preferir, como e quando quiser;
  • Economia financeira com transporte, alimentação fora de casa e impressão de apostilas e materiais acadêmicos;
  • Ensino mais barato. Como as instituições tem um menor custo para manter o ensino à distância, o preço desses serviços tende a ficar mais baixo para os estudantes e suas famílias.

Jovem de, aproximadamente, 17 anos, em um fundo amarelo e vestindo um capelo e uma beca (roupa usada em formaturas). Ela está segurando um notebook enquanto faz uma chamada de vídeo e está completando o Ensino Médio através do método EAD.

E não pense que foram só as escolas e faculdades que aderiram a essa metodologia, muitos cursos de temas variados e aulas particulares passaram a ser online. O reforço escolar acompanhou as instituições de ensino nessa decisão de mudança, exatamente para conseguir continuar auxiliando no aprendizado dos alunos com um ensino personalizado.

Acabamos de ver o quanto o uso dessa metodologia teve um aumento muito intenso devido à Covid-19, além da tendência de crescimento estar cada vez maior. Então, independente do final da pandemia, esse método de ensino será constantemente utilizado e a sociedade terá que se adaptar e se preparar para mais inovações, desenvolvimentos tecnológicos e menos atividades presenciais.

Gostou do artigo? Conseguiu entender melhor sobre o método EAD e o crescimento dele em relação à Covid-19? Se você precisar de aulas particulares que se encaixem nesse método de ensino online, estamos aqui! No nosso site tem explicadinho tudo sobre as nossas aulas online. Elas são personalizadas e montadas de acordo com às necessidades dos alunos e os Tutores dedicam uma atenção especial somente à eles. Tudo é agendado e controlado através do celular e as aulas são pelo computador, é muito simples, prático e tecnológico!

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!