Vai ajudar seu filho com os estudos? Cuidado com com o Efeito Dunning-Kruger!

Descubra como esse efeito pode prejudicar o aprendizado do seu filhote e como pode nos iludir em relação à autoconfiança!

Última atualização em 

14/8/2020

Vai ajudar seu filho com os estudos? Cuidado com com o Efeito Dunning-Kruger!

Descubra como esse efeito pode prejudicar o aprendizado do seu filhote e como pode nos iludir em relação à autoconfiança!

Última atualização em 

14/8/2020

Você já ouviu falar no Efeito Dunning-Kruger? Sabia que tendemos a superestimar nossas aptidões sociais e intelectuais?

Vamos bater um papo sobre como isso pode afetar no aprendizado do seu filhote!

Mas o que exatamente é o Efeito Dunning-Kruger?

Trata-se de um viés cognitivo que faz as pessoas não se autoavaliarem de forma precisa e verdadeira, superestimando os seus conhecimentos e habilidades. Mais de 100 estudos científicos e psicológicos já comprovaram que as pessoas apresentam uma superioridade ilusória diante de assuntos que não possuem real conhecimento e se comparam com especialistas de diversas áreas.

Ou seja, quanto menos sabemos sobre um tema, mais tendemos a achar que o que sabemos é suficiente e, por desconhecermos os limites da nossa falta de habilidade ou sabedoria em determinado aspecto, podemos acabar nos deixando levar por uma confiança em nós mesmos que acaba não tendo embasamento.

E qual é a relação desse efeito com a ajuda acadêmica que você quer dar para o seu filhote?

Sabe aqueles momentos em que ele te pede ajuda em alguma disciplina e você não nega, mesmo que, na realidade, não saiba tanto do assunto? Então, é por aí que a situação tem início.

Quando você tenta auxiliar o seu filhinho em uma disciplina com a qual você não teve contato por um longo período de tempo ou nunca teve domínio sobre, você pode acabar dando informações incorretas e ensinando da maneira errada. De acordo com o efeito, sua mente pode ser, simplesmente, repleta de ideias preconcebidas, fatos, experiências vividas por você ou por alguém conhecido, vieses, pressentimentos, intuições e conceitos de diferentes áreas do conhecimento, te levando a construir teorias e histórias que dão a impressão de serem confiáveis, corretas e verídicas.  

Mãe usando uma blusa sem manga marrom ajudando o seu filho de, aproximadamente, 13 anos, que está usando uma camisa jeans de botão. Eles estão estudando em casa, utilizando um computador que está na superfície de uma mesa de madeira.

Com isso, é importante que, antes de tentar ensinar o seu filhote, você dê uma olhada na matéria na qual ele está precisando de auxílio, através de livros ou apostilas escolares, e veja se lembra bem do conteúdo. É melhor garantir que não irá ensinar erroneamente, afinal, essa será a base do seu filho. E se não se sentir seguro, contrate um Tutor particular ou algum profissional que o auxiliará nessa situação. Ao oferecer esse acompanhamento de alguém especializado, você já estará ajudando o seu filhote.

Foi realizado um estudo muito interessante na Universidade Yale, que perguntava para pessoas não especializadas se os benefícios da nanotecnologia compensavam os riscos que a envolve. Foi descoberto que a maioria das pessoas que participaram da pesquisa não tinham conhecimento pertinente sobre a tecnologia, o que é extremamente normal e compreensível. Porém, em contrapartida, todas responderam à pergunta com convicção, mesmo sem ter o menor conhecimento sobre o assunto.

Ou seja, essa supervalorização do conhecimento acontece em mais situações do que imaginamos. Isso se estende a muitas outras áreas, como: medicina com a automedicação, nutrição, dicas de atividades físicas, entre outros assuntos que precisamos estar atentos sobre as nossas falas para não nos equivocarmos.

Por fim, tenha em mente que nem sempre você dominará todos os assuntos. É preciso refletir se, de fato, há uma trajetória que permita uma especialidade no tema ou se você está tendo uma ilusão de que tem conhecimento suficiente para ensinar ou falar determinadas informações. Isso pode acontecer inclusive com seu filho! Se ele ainda não começou a estudar alguma matéria porque julgou ser fácil mesmo sem saber a fundo sobre o que se trata, pode estar sofrendo com esse efeito. Então, converse com ele sobre esse tema para também alertá-lo sobre essa "falsa confiança" e não deixá-lo se superestimar diante de algum conteúdo escolar.

Gostou do artigo? Conseguimos mostrar o que é o Efeito Dunning-Kruger?

Se você estiver pensando em oferecer para ele um acompanhamento acadêmico eficaz e personalizado, estamos aqui! Os Tutores da Liber são capacitados e treinados e as nossas aulas são online ou presenciais e sempre personalizadas. Confira o nosso site!

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!

Baixe nosso App!

Escaneie o QR Code abaixo com a câmera do seu celular e conheça a melhor experiência em aulas particulares.