Soft Skills: conheça as técnicas que farão você se destacar no mercado!

Descubra qual é a importância dessas habilidades e como desenvolvê-las.

Última atualização em 

2/9/2021

Soft Skills: conheça as técnicas que farão você se destacar no mercado!

Descubra qual é a importância dessas habilidades e como desenvolvê-las.

Última atualização em 

2/9/2021

Você já deve ter ouvido falar no termo "Soft Skills" e se perguntado: "Meu Deus! O que é isso?".

Mas pode ficar tranquilo, vamos desvendar este mistério juntos! As Soft Skills são habilidades relacionadas a como você lida e interage com as outras pessoas, como, por exemplo, ao trabalhar em equipe, escutar o que os outros têm a dizer e se comunicar de forma clara e coerente. Pode parecer algo "bobo", mas é importante DEMAIS tanto para o contexto profissional quanto para o pessoal e, acredite, desenvolver essas habilidades é mais difícil do que parece.

Mas reparou que tem uma contradição nisso tudo? A palavra "Soft" vem do inglês e significa "fácil", "suave", então porque o desenvolvimento das habilidades é tão complicado? Bom, isso acontece porque não se trata apenas de ser uma pessoa querida e saber bater um papo bacana, mas sim de compreender a fundo as suas próprias emoções, aprimorar a sua inteligência emocional e ainda saber conviver de forma pacífica e colaborativa com as pessoas que, por sua vez, têm características e pensamentos diferentes dos seus.

E quando essas Soft Skills são colocadas em prática? Quando você exercita a arte de ser um bom ouvinte e saber o momento certo de falar, de ter empatia, resiliência e paciência e de utilizar a comunicação, flexibilidade e a colaboração para deixar qualquer ambiente confortável para todos, você está praticando as suas habilidades. Mais do que nunca, o mercado de trabalho e a vida social como um todo estão exigindo que tenhamos a capacidade de criar espaços de debate e reflexão, a fim de desenvolver soluções coletivas e inovadoras.

Ilustração bem colorida com pessoas trabalhando em uma mesa com cadeiras, notebook e computador. Elas estão interagindo, conversando, se ajudando e, ao redor delas, têm alguns balões de fala e uma lâmpada que representa a criatividade.

Por quais motivos essas habilidades são tão importantes? Vamos dar um exemplo de algo que muita gente deseja ser: um líder. Em um cargo de liderança, ser inteligente, saber várias línguas e ter um diploma na mão, não é suficiente. Você terá que lidar com muitas pessoas, entender as suas próprias emoções e as delas, saber a melhor forma de tomar decisões justas e, o mais complicado, terá que liderar uma equipe formada por personalidades muito distintas.

"Ah, mas então eu só preciso desenvolver as Soft Skills se eu quiser ser um líder", não pense assim! Demos um exemplo clássico, mas essas habilidades são necessárias para qualquer evolução de cargos e para conquistar resultados positivos em qualquer carreira. Ou seja, se você tem um desempenho acadêmico bom e notas altas, mas não dialoga e não sabe trabalhar bem em grupo, é hora de começar a treinar essa desenvoltura.

Gif (imagem com movimento), de 5 amigos (3 homens e 2 mulheres). em um ambiente escolar. Eles estão juntando as mãos no centro e levantando para o alto ao mesmo tempo, celebrando as conquistas e o trabalho em equipe.

Além disso, devido à Pandemia causada pelo Covid-19, foi muito perceptível o aumento do método de Ensino a Distância em 2020 e, de fato, o âmbito acadêmico e profissional serão dominados por esta metodologia. Mas o que essas informações tem a ver com as Soft Skills? O objetivo é te alertar que, mesmo com o crescimento do método online de ensino e de trabalho, a diminuição dos encontros presenciais não faz com que as habilidades interpessoais passem a ser menos importantes, muito pelo contrário.

O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório "O futuro do trabalho" diz que, entre as Soft Skills que devem ser praticadas, as mais necessárias em 2020 são:

  • Empatia com os outros;
  • Criatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Soluções de problemas complexos;
  • Pensamento crítico;
  • Gestão de pessoas;
  • Bom senso nas tomadas de decisão;
  • Saber como gerir um serviço;
  • Negociação;
  • Flexibilidade Cognitiva.

Por fim, vamos te dar 3 dicas de como desenvolver as suas Soft Skills:

  1. Aprenda a se autorregular, antes de conseguir compreender as emoções dos outros, você tem que saber lidar com as suas;
  2. Tenha bom senso ao gerenciar o seu tempo, você precisa saber qual é o momento de fazer as suas atividades sozinho ou em grupo e entender o que pode ser adiantado ou adiado para organizar sua própria agenda e a da sua equipe;
  3. Crie uma Cultura de Feedback, peça para os seus amigos, colegas de trabalho, professores, gestores e familiares avaliarem as suas habilidades de Soft Skills e use as respostas para evoluir e melhorar.

Agora que você já sabe da importância dessas habilidades e como desenvolvê-las, você conseguirá crescer na sua carreira e ter um convívio mais agradável tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. Este artigo foi útil para você? Conseguimos te ajudar a entender melhor o que são as Soft Skills e qual é a importância delas? Sabemos que você alcançará resultados e oportunidades incríveis. E lembre-se, estamos sempre aqui por você! Caso queira conhecer mais sobre a Liber, visite o nosso site.

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!