Seu filho não consegue ter uma rotina de estudos?

Descubras dicas e métodos maravilhosos de como ajudar o seu filho a ter uma rotina organizada e eficiente!

Última atualização em 

12/8/2020

Seu filho não consegue ter uma rotina de estudos?

Descubras dicas e métodos maravilhosos de como ajudar o seu filho a ter uma rotina organizada e eficiente!

Última atualização em 

12/8/2020

Seu filhote está com dificuldades de ter uma boa rotina de estudos e você quer ajudá-lo?

Vamos dar dicas incríveis de como ter uma frequência de aprendizagem e como lidar com as distrações que existem ao redor de todos nós.

Para que nenhum detalhe seja esquecido, vamos partir do começo, antes mesmo de o seu filho iniciar outro semestre de aulas. Quando ele está de férias é tudo uma maravilha e o tempo é dedicado somente ao lazer, diversão e descanso. Mas e na hora de voltar às aulas? É aí que o pesadelo começa, né? Este é o momento em que nossas dicas valem ouro!

Primeiramente, lembre-se de sempre apoiar e incentivar o seu filho.

Mantenha um diálogo, se interesse em saber como ele está indo na escola, pergunte como foi o dia dele e mostre, com exemplos do cotidiano, o quanto é fundamental ter uma formação acadêmica e uma boa base educacional. Você pode começar com atitudes simples, como, por exemplo, não ser um agente regulador que só entra em cena para cobrar o tempo todo. Troque frases como “Já fez o dever de casa? Senão vai ficar de castigo” ou “Já estudou tudo para a prova? Se vier nota baixa, já sabe, né...” por mensagens motivacionais mostrando orgulho e apoio nas atividades que ele tem que fazer ou pelos resultados que ele conquistar.

Gif (imagem com movimento) da Marge abraçando o seu filho Bart – personagens do desenho “Os Simpsons” – mostrando carinho, atenção e apoio a ele. O Gif tem a legenda “AW”, expressão de aconchego ao abraçar o filho.

É importante tomar conhecimento de quais são os desafios que o seu filhinho terá que enfrentar quando as aulas voltarem e ele entrar em um novo ano escolar. Leia a grade curricular e saiba quais serão os professores para verificar se algum deles já deu aulas para o seu filho e se ele se deu bem ou não com o método de ensino do educador.

Além disso, já fique atento em bolar um plano para ajudar o seu filho nas disciplinas que você já sabe que ele tem dificuldade. O reforço escolar pode ser a solução perfeita para ter uma rotina de estudos fixa, organizada e eficiente, isso porque você e o seu filho podem escolher as datas e horários e as aulas irão ajudá-lo nas matérias que ele não se sai tão bem, assim ele terá aulas personalizadas e um acompanhamento particular que darão mais vontade e ânimo de cumprir a rotina planejada.

           

Mas quais atitudes você deve tomar para ajudar na rotina de estudos do filhote?

O primeiro método eficaz é estabelecer acordos com ele, mostre que as obrigações escolares devem ser realizadas antes de jogar vídeo game, ver séries, assistir filmes ou brincar com os amigos e que essa escolha o beneficiará de várias formas. Monte com ele um ambiente preparado especialmente para o estudo, no qual não existam distrações e que seja silencioso e organizado, como se fosse um escritório particular onde ele vai sentir mais vontade e prazer em estudar. Além disso, sente ao lado dele e mostre interesse pelo que ele está aprendendo. Ensine a importância de estar 100% concentrado e focado, de deixar o celular e a televisão distantes e de ter outros aparelhos, como o computador e o tablet, disponíveis somente para pesquisas acadêmicas.

Mãe interessada nos estudos do filho de, aproximadamente, 6 anos, enquanto ele faz o seu dever de casa. Ambos estão sentados em uma mesa branca com folhas, lápis, tablet e computador para pesquisas, em sua superfície.

Incentive-o a organizar a semana e os horários das atividades escolares em uma agenda, planner, quadro ou calendário, isso fará com que tudo tenha um prazo e que ele estabeleça metas. É essencial orientá-lo de que o dia deve ser bem dividido e que não adianta estudar durante horas e horas seguidas, ele deve incluir na organização semanal os momentos de distração, descanso e lazer, para que tudo tenha um equilíbrio.

           

Caso o seu filhote esteja desanimado ou sem disposição, tente entender o motivo. Se ele estiver somente cansado, proponha um tempo de descanso e coloque um horário para que ele comece a estudar e, se for preguiça, motive-o com alguma recompensa como, por exemplo, assistir um filme bacana com ele depois que as tarefas pendentes forem finalizadas.

Pai e filho de, aproximadamente, 6 anos, sentados em um sofá amarelo. Eles estão assistindo um filme juntos após um dia com várias tarefas concluídas.

Porém, existem situações mais sérias que causam a desmotivação e o desinteresse.

Se o problema estiver na aprendizagem, é interessante investir em um plano de aulas particulares, assim ele terá a motivação de ter um Tutor ao seu lado e terá uma rotina de estudos organizada com dias e horários marcados. Já em situações de dificuldade de foco e concentração, pode ser que o seu filho sofra de algum transtorno como TDAH ou ansiedade, o que é normal em uma grande parcela da sociedade. Nesses casos, a melhor ajuda que você pode dar ao seu filhote é levá-lo em um médico especializado para ter um acompanhamento e um diagnóstico oficial.

Por fim, para ajudar o seu filhote a ter uma boa rotina de estudos, você deve sempre manter um diálogo e entender quais são as dificuldades dele, além de oferecer apoio e soluções para os problemas de organização e motivação.

Gostou do artigo? Vai colocar em prática todas essas dicas? Caso você esteja à procura de um Tutor particular que acompanhará o seu filhinho em qualquer situação e oferecerá um aprendizado completamente personalizado, confira o site da Liber! As aulas são presenciais ou online, montadas de acordo com às necessidades do seu filho e com a atenção direcionada somente para ele.

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!