Seu filho está em semana de provas? Saiba como ajudá-lo! 

Veja aqui dicas de estudo, organização e atitudes necessárias para ajudar o seu filhote a se preparar para essa semana lotada de avaliações. 

Artigo publicado no dia
10/8/2020

Seu filhote está prestes a enfrentar uma semana de provas e você quer saber como ajudá-lo?

Vamos te mostrar dicas maravilhosas para deixá-lo mais calmo e ainda fazê-lo garantir ótimas notas.

A primeira coisa a se fazer é sentar com o seu filhinho e entender o calendário escolar dele.

O ideal é que você saiba quando o período de provas começa e termina e quais são os dias e as disciplinas de cada avaliação. Assim, você poderá ajudá-lo a se organizar em relação à qual matéria revisar primeiro, quais disciplina é melhor estudar com o acompanhamento de um Tutor particular e para quais é necessário separar um tempo maior para o estudo.

Ajude-o a fazer um calendário visível e personalizado com todas as tarefas que ele deve realizar, isso vai fazer com que ele tenha um controle maior do que está sendo feito e o que ainda deve ser começado. É interessante colocar metas de estudo com dias e horários determinados, isso pode ajudar a deixá-lo motivado. Caso ele consiga cumprir tal objetivo como, por exemplo, realizar toda a apostila de revisão da prova que está se aproximando, ele poderá colocar a tarefa como já efetuada e ganhar alguma recompensa que vocês podem escolher juntos.

Além disso, nesse calendário é indispensável que tenham momentos reservados para o lazer e descanso. Não cobre demais do seu filhote, ele, provavelmente, já estará naturalmente nervoso com tantas provas chegando. Mostre que é importante ter equilíbrio entre estudar, descansar e se divertir. Dessa forma, ele conseguirá ficar mais calmo e disposto, sem contar com a garantia de uma eficiência muito maior no aprendizado.

Mesa de madeira com diversos objetos em sua superfície. Calendário para ser organizado e preenchido, blocos adesivos, tablet, cadernos, , alfinetes, óculos, cadernos e caneta.

Ensine a ele que o correto é sempre estar com toda a matéria adiantada.

Ter o hábito de chegar em casa e estudar o que foi ensinado no dia, é a melhor maneira de não acumular matéria e não se desesperar quando a semana de provas estiver se aproximando.

Incentive-o a estar com o ambiente de estudos bem organizado.

Um cantinho próprio arrumado e personalizado anima qualquer um. Caso o local esteja sujo e bagunçado, a chance de ele se distrair ou de não se sentir confortável para estudar, aumenta muito.

Por fim, mas não menos importante, esteja sempre aberto para os diálogos.

Converse com o seu filhinho, entenda as dificuldades dele e como ele está se sentindo diante de tantas avaliações para serem feitas. Mostre que você acredita na capacidade dele e que sempre vai apoiá-lo e estar presente.

Gostou do artigo? Te ajudamos a saber como ajudar e preparar o seu filhote para uma semana de provas? Lembre-se que estamos sempre aqui por você! Se o seu filhinho precisar de um acompanhamento de um Tutor particular para ajudar nos estudos, conte com a gente! As aulas da Liber são online e sempre personalizadas de acordo com às necessidades do seu filho. Venha conferir o nosso site!

Escrito por 
Laura Cardoso
CNPJ: 30.227.976/0001-62

Está buscando por reforço escolar? Fale com a gente pelo WhatsApp, vamos te ajudar! 😊 👉