Seu coração dói ao ver o seu filhote nervoso com o vestibular?

Descubra agora dicas incríveis de como aliviar esse estresse e ajudar o seu filhinho a relaxar para esse grande momento.

Última atualização em 

30/7/2020

Seu coração dói ao ver o seu filhote nervoso com o vestibular?

Descubra agora dicas incríveis de como aliviar esse estresse e ajudar o seu filhinho a relaxar para esse grande momento.

Última atualização em 

30/7/2020

Dá um aperto no coração ver o filhote super estressado e nervoso com o vestibular, né?

Realmente é uma época muito delicada na qual é normal ficar  inseguro ao pensar nos desempenhos e resultados, além do medo comum de não conquistar uma vaga na faculdade ou de ter que escolher uma carreira. É muita pressão para uma pessoa só e vamos te mostrar como você pode ajudar nisso tudo!

           

Primeiramente, esteja sempre aberto à diálogos.

Os responsáveis têm um papel muito importante na vida do filho, não somente ligado à criação e ao sustento, mas também de serem um porto seguro para desabafar sobre as angústias, medos e incertezas. É importante que você destine um tempo do seu dia a ele, que vocês compartilhem de momentos juntos para deixá-lo ainda mais confortável em te contar os sentimentos que estão tomando conta do psicológico. Mas lembre-se, não adianta ele vir te contar tudo e você escutar superficialmente, ouça-o de verdade e com atenção.

Uma mãe vestindo uma blusa branca acinzentada de manga comprida e conversando com o seu filho sobre as inseguranças dele. Ele tem, aproximadamente, 17 anos e está usando uma camisa marrom.

Você provavelmente já passou por esse momento de estresse ao ter que tomar uma decisão importante, então sabe o quanto um ombro amigo e um apoio frequente são essenciais. Deixe de lado qualquer julgamento ou preconceito em relação as escolhas dele sobre quais vestibulares irá fazer ou qual curso irá escolher, ele precisa que você o apoie e mostre o quanto tem orgulho dele, isso o deixará mais confiante.

         

Deixe claro que você não vai criticá-lo caso ele não consiga a tão sonhada vaga.

O medo de decepcionar os pais é uma sensação muito presente nesse momento, então mostre que confia na capacidade dele e que se não conseguir de primeira, vai poder correr atrás e se esforçar ainda mais para a segunda tentativa ser vitoriosa. O mesmo vale para a escolha da carreira, é muita responsabilidade escolher qual será a profissão ideal “para o resto da vida”. É necessário entender e apoiar caso ele descubra que não fez o vestibular para a vaga que realmente o fará feliz.

Vamos te dar algumas dicas de como ajudá-lo nessa tomada de decisão:

  • Dê de conselhos e ideias de carreiras que você acha que combinam com ele;
  • Incentive-o a fazer um teste vocacional;
  • Chame-o para passar um dia com você no trabalho;
  • Apresente-o aos seus conhecidos que exercem diferentes profissões para que eles conversem sobre as carreiras.

Mostre para o seu filho o quanto é importante montar uma rotina de estudos.

O hábito de organizar a semana e separar horários e dias para ter aulas particulares ou estudar por outros métodos, fará com que ele não se desespere em meio a tanto conteúdo e sinta que ele está no controle da situação.

Jovem de, aproximadamente, 17 anos, em um fundo amarelo e vestindo um casaco alaranjado. Ela está com uma feição confiante e preparada para estudar e cumprir suas metas da semana. Ela está apontando para o local onde realizará o estudo e está com uma mochila marrom em suas costas e com pastas e cadernos em sua mão esquerda, apoiando-os no corpo.

Além disso, saiba como e quando exigir.

Como já foi dito anteriormente, é uma fase de muita pressão na qual o seu filhote já está sendo muito cobrado. Claro que você não pode permitir que ele deixe de lado o comprometimento com o aprendizado, mas não é ideal que você exija um estudo de 24 horas que fará o efeito contrário, ele ficará exausto e ainda mais pressionado e desmotivado. Então, cuidado para a cobrança não ser excessiva.

Permita e estimule os momentos de lazer.

Essa dica está muito conectada com a anterior, o resultado positivo no vestibular não virá somente do árduo estudo, mas sim de um conjunto de atitudes que interferem na saúde e bem-estar físico e mental. As horas de lazer podem servir como um incentivo, ele estudará concentrado e focado, pois sabe que depois ele terá um momento de descanso e diversão, seja sozinho ou com os amigos.

É interessante que vocês façam planos e atividades em família isso mostrará que ele nunca está sozinho e sempre terá a sua presença e apoio. Dê ideias como assistir um filme ou uma série juntos, cozinhar um jantar gostoso, jogar algum jogo, fazer viagens rápidas de final de semana, passear na cidade onde vocês moram, entre várias outras opções.

Incentive a prática de atividades físicas!

Se você nunca entendeu o motivo disso e acha que é só pela diversão, saiba que tem uma explicação química, já que a endorfina liberada durante e após essas atividades, traz uma sensação de bem-estar, plenitude e relaxamento. O alívio causado pode ajudar, também, a ter um sono mais regulado, como falaremos a seguir.

Uma noite de sono bem dormida vale ouro!

Para que o seu filhinho tenha essa prática de dormir cedo e descansar as 8 horas recomendadas, tente ajudá-lo a se acostumar em ter um horário definido para ir deitar. Além disso, oriente sobre o uso do celular na hora de dormir, o certo é que o aparelho fique desligado ou seja deixado de lado, já que a luz e os conteúdos que ele irá acessar estimularão o cérebro, podendo fazer com que ele perca o sono.

Na parte superior da imagem, uma jovem (mulher) está se alongando em uma parque com um top cinza e uma calça de academia colorida. Ela está se preparando para fazer exercícios ao ar livre. Já na parte inferior da imagem, a mesma jovem está dormindo e coberta com um cobertor azul estampado.

Por fim, o importante é que você esteja ao lado do seu filhote, sempre mostrando apoio e compreensão. Seguindo todas as dicas que demos, o estresse e nervosismo dele diminuirão muito.

O artigo foi útil para você? Te ajudamos a saber como lidar melhor com essa situação? Caso você esteja à procura de um Tutor particular que acompanhará o seu filhinho em qualquer situação e oferecerá um aprendizado completamente personalizado, confira o site da Liber! As aulas são presenciais ou online, montadas de acordo com às necessidades do seu filho e com a atenção direcionada somente para ele. Isso vai ajudá-lo a ter uma rotina de estudos fixa, organizada e dinâmica.

Escrito por 
Laura Cardoso
Saiba mais sobre:

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!