Saiba o que você precisa para ir bem no ENEM

Descubra agora várias dicas de como se dar muito bem no ENEM e conquistar a sua tão sonhada vaga!

Última atualização em 

30/7/2020

Saiba o que você precisa para ir bem no ENEM

Descubra agora várias dicas de como se dar muito bem no ENEM e conquistar a sua tão sonhada vaga!

Última atualização em 

30/7/2020

Vamos começar o nosso bate-papo com uma das perguntas que mais assombra a sua vida: Como se dar bem no ENEM?

Saber essa resposta é mais valioso do que ganhar na loteria! Vamos te dar os “números da sorte” para você ser vitorioso. Então, prepare-se. A partir de agora todos os segredos serão revelados! 

Como já dizia Walt Disney:

“Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos!”.

Neste exato momento, você deve estar se perguntando “Será que estou no lugar certo? Isso está parecendo um artigo de Coach”. Mas pode ficar tranquilo, você está no lugar certo sim! O que estamos querendo ilustrar com essa frase é que, antes de seguir qualquer dica, você precisa acreditar em você mesmo e na sua capacidade. Tenha em mente que essa prova não vai te dominar, é você que vai dominá-la!

Então, vamos lá! Primeiramente, convenhamos que para fazer a prova você precisa estar presente. Então, leia o edital, leia o edital e leia o edital! Sim, foi dita a mesma coisa 3 vezes para enfatizar o quanto isso é importante. Nele estão todos os detalhes sobre o ENEM, datas de realização do Exame, horários de abertura e fechamento dos portões, procedimentos de conduta, o que pode ou não levar e fazer durante a prova, além de conter informações sobre os assuntos que serão cobrados. O indicado é ler tudo detalhadamente antes de fazer a sua inscrição.

Gif (imagem em movimento) de um bebê lendo um livrinho rapidamente com um olhar penetrado no objeto. O objetivo é mostrar o quanto as pessoas que farão o ENEM devem ler o edital.

Agora, vamos falar um pouco sobre as atitudes mais práticas que você deve tomar. O ideal é criar uma rotina bem definida e ter um cantinho calmo e silencioso para estudar, além de organizar a sua semana em uma agenda, calendário, quadro ou planner e estabelecer metas de estudo. Você pode destinar cada dia da semana para uma matéria específica, levando em consideração quais são os melhores momentos para estudar as que você mais gosta e quais são os ideais para focar nas de maior dificuldade.

Uma dica para deixar essa rotina de estudos ainda mais fixa e organizada, é investir em pacotes de aulas particulares marcadas nos seus dias e horários de preferência. Porém, não se esqueça de que é essencial ter um dia da semana voltado completamente para o seu lazer e descanso, o seu corpo precisa desse relaxamento, mas falaremos mais desse assunto no final da nossa conversa. 


Gif (imagem em movimento) do personagem Frajola – do desenho animado Looney Tunes. Ele está planejando seus projetos em uma mesa localizada dentro de uma biblioteca. O objetivo é mostrar o quanto é importante planejar a semana e se organizar.

Além disso, você deve separar todo os seus materiais de estudo!

Partindo do princípio de que você já sabe qual método de aprendizado mais combina com a sua personalidade (se ainda não sabe, é hora de começar a analisar isso), separe tudo que vai te ajudar a aprender da melhor forma. É importante revisar o que já foi estudado para a memória ficar fresca e você conseguir entender melhor o conteúdo novo que será visto no dia, então, se você tiver resumos antigos, eles serão super bem-vindos. 

Algumas pessoas preferem fazer provas anteriores do ENEM para saber quais e como as questões foram cobradas, outras gostam de montar uma lista dos assuntos mais importantes de cada matéria e estudar a partir de livros e apostilas, algumas optam por assistir vídeo aulas e estudar mais pela internet, ou seja, cada um tem uma forma ideal de preparação e saiba que ter aulas particulares pode te ajudar a descobrir qual é a sua.

Porém, uma coisa é certa, todos que vão fazer o ENEM devem praticar, pelo menos uma vez na semana, a escrita da redação, inclusive você!

Não pense que vai escapar dessa tarefa! É importante estudar sobre as regras de como escrever a redação dentro do molde correto (dissertativo-argumentativo), estar antenado sobre assuntos atuais, praticar a forma como você vai transmitir o conteúdo e ter conhecimento de como funciona a avaliação que será feita pelo corretor oficial da prova. Aliás, falando em correção, as suas redações de treinamento devem ser corrigidas por uma pessoa capacitada, assim você não continuará cometendo erros que, muitas vezes, você nem percebe.  

Gif (imagem em movimento) do Bob Esponja – personagem de desenho animado – empolgado ao escrever uma redação. O Gif tem a legenda “Yeah...yeah...yeah!”


Outro conselho essencial é entender como é a prova!

O seu maior inimigo será o tempo, são muitas questões para serem feitas em poucas horas e você tem que saber como administrá-lo. Um bom costume é fazer exercícios, testes e provas com um cronômetro do lado, isso te ajudará a saber o quão rápido você foi em cada questão e a controlar a sua evolução em relação ao tempo. O ENEM tem textos muito grandes, o ideal é sempre ler primeiro o enunciado e olhar rapidamente as respostas, assim você irá para o texto maior com o olhar já treinado para procurar a resposta com mais precisão. 

Além disso, é interessante garantir as questões mais fáceis que você tem certeza que irá acertar, deixando as mais difíceis por último para não correr o risco de não conseguir ler o enunciado das mais simples antes que o tempo de prova acabe. Um fator que também deve ser levado em consideração é entender que as questões são interdisciplinares e contextualizadas, ou seja, pode ser que em uma mesma questão seja exigido o conhecimento de mais de uma área e a junção de informações. 

E por fim, mas não menos importante (na verdade, MUITO importante), CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL E FÍSICA!

Tenha uma boa alimentação, pratique exercícios físicos, reserve horários para se divertir, faça uma pipoquinha e assista Netflix (sempre é uma boa opção), leia um livro interessante e realize atividades que te relaxem e te deixem feliz! A ansiedade, o medo e o nervosismo são fatores que, se não forem controlados, irão consumir o seu psicológico e te enfraquecer mentalmente! Então, SE CUIDA! 


Resumão

  • Acredite em você mesmo e na sua capacidade;
  • Leia o edital do ENEM;
  • Tenha uma rotina bem definida;
  • Tenha um cantinho calmo e silencioso para estudar; 
  • Organize a sua semana e estabeleça metas de estudo.
  • Descubra o melhor método de aprendizagem para você;
  • Treine muito para a redação (pelo menos uma vez na semana);
  • Separe os seus matérias de estudo;
  • Faça exercícios, testes e provas com um cronômetro do lado para treinar o tempo;
  • Leia primeiro o enunciado das questões e garanta as mais fáceis;
  • Tenha conhecimentos interdisciplinares tanto para a redação quanto para as questões da prova; 
  • Cuide da sua saúde física e mental.


Te desejamos uma ótima prova e lembre-se de que você é capaz!

Gostou do artigo? Vai colocar em prática todas as dicas? Coloque aqui no Blog o que você achou e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudarmos muitas outras pessoas. E, caso você esteja à procura de aulas particulares personalizadas e de qualidade, visite o site da Liber! Nossas aulas são online ou presenciais e os nossos Tutores te ajudarão em qualquer situação. 


Confira também: Você tem medo de não se sair bem na Redação ENEM?

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!

Baixe nosso App!

Escaneie o QR Code abaixo com a câmera do seu celular e conheça a melhor experiência em aulas particulares.