ENEM: prepare-se e entenda como é a prova!

Saiba quais são as características desse vestibular e entenda como ele funciona.

Última atualização em 

14/8/2020

ENEM: prepare-se e entenda como é a prova!

Saiba quais são as características desse vestibular e entenda como ele funciona.

Última atualização em 

14/8/2020

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - é o vestibular mais importante e disputado do Brasil. Ele possui características bem particulares e é conhecido por ser uma prova bem extensa e muito interdisciplinar. Vamos, juntos, descobrir mais detalhes sobre essa avaliação e como desvendá-la. Vem com a gente!

O nosso bate-papo vai começar com a pergunta mais polêmica: O que cai no ENEM?

Ele é dividido em 4 áreas do conhecimento:

1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (podendo ser o Inglês ou o Espanhol, você escolhe), Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física;

2 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

Compostas por Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

3 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Inclui Biologia, Física e Química.

4 – Matemática e suas Tecnologias

Compostas por teorias e desenvolvimentos matemáticos.

Além da abordagem dessas 4 áreas do conhecimento, o vestibulando também deve redigir uma redação dissertativa-argumentativa. Explore mais o nosso Blog, temos um artigo maravilhoso sobre a redação e outros com várias dicas para o ENEM, confira aqui. (colocar link da Tag ENEM).

A prova é composta de quantas questões?

Com essa pergunta, vamos aproveitar para falar um pouco sobre como é a dinâmica de dia das provas. Sim, “provas” no plural! Isso porque são dois dias de avaliação realizadas em 2 domingos consecutivos. Veja como é a divisão:

1º dia:

   • Redação;

   • Linguagens e Códigos;

   • Ciências Humanas.

2º dia:

   • Ciências da Natureza;

   • Matemática.

No total, o ENEM tem 180 questões objetivas no total, sendo 45 para cada área do conhecimento, ou seja, 90 para cada dia de prova.

Como é a estrutura das questões?

Cada uma tem uma pergunta e, junto dela, 5 alternativas de respostas, podendo marcar somente UMA. Veja um exemplo de questão das Ciências da Natureza com exatamente a estrutura de 5 opções disponíveis para escolha.

Exemplo de uma questão número 90 de Biologia do ENEM de 2016, com uma pergunta e cinco opções de respostas. A imagem é passível de leitura oral.

Quanto tempo o participante tem para fazer a prova?

No primeiro dia, os vestibulandos têm 5 horas e 50 minutos para fazer a prova e, no segundo dia, têm 5 horas. Essa diferença de tempo é determinada pela presença da redação no primeiro domingo de prova.

Como é a correção do ENEM?

A prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e as notas são calculadas pelo Inep. Nesse sistema, os participantes não são avaliados somente pela quantidade de acerto em todas as etapas das provas, mas também pelas características de cada questão, nível de dificuldade e pelo padrão de respostas do vestibulando.

"E como eles definem isso?" Calma que a gente explica!

Quanto maior o número de participantes que conseguem acertar uma determinada questão, menor é o valor atribuído a ela. Ou seja, caso muita gente acerte, a pontuação dela fica bem menor.

"Ah, se acertar um monte difícil tira notão então?" Depende! É aí que entra o padrão de respostas do vestibulando:

Se o estudante acertar questões que poucas pessoas conseguiram responder, a nota acaba sendo maior, mas ele não pode ter errado questões fáceis. Isso porque o TRI entende que o participante "chutou" as respostas se ele acertar uma questão difícil daquela área do conhecimento e errar as fáceis.

Achou complicado esse sistema de pontuação?

Ele faz com que seja praticamente impossível que o participante calcule a sua nota final e confira se conseguiu a tão sonhada vaga ou se vai poder entrar em programas do MEC como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ou seja, é necessária muita paciência para controlar a ansiedade e esperar o resultado oficial.

Mas é possível conferir quais questões o aluno acertou quando o gabarito for liberado?

Sim! Todos os participantes têm direito a levar para casa o caderno da prova. Nele tem os enunciados e as anotações das respostas que o vestibulando registra exatamente para depois poder conferir o gabarito.

Por fim, falamos aqui sobre várias características e informações sobre como é a prova do ENEM, porém é de extrema importância que o Edital também seja lido por completo. Nele estão presentes detalhes sobre os horários, regras do que pode ou não levar para a prova, qual é o comportamento ideal quando se está dentro da sala de avaliação, entre outras informações importantíssimas!

Gostou do artigo? Te ajudamos a entender melhor como funciona a prova do ENEM? Se você estiver à procura de aulas particulares para ficar ainda mais preparado para o vestibular, visite o site da Liber! Nossas aulas são online ou presenciais e os nossos Tutores ajudarão no aprofundamento de todas as áreas do conhecimento citadas neste artigo, assim será fácil alcançar uma nota excelente!

Escrito por 
Laura Cardoso
Saiba mais sobre:

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!