Como estudar e não esquecer o que estudou?

Saiba como realmente aprender o conteúdo e fugir da irresistível “decoreba” e tenha acesso a dicas de atitudes simples que te ajudarão a absorver a matéria.

Artigo publicado no dia
31/8/2020

Você já reparou que, muitas vezes, você só aprende determinada matéria para fazer uma prova ou trabalho e, logo depois, esquece praticamente tudo sobre ela?

Pois é! Todos nós já passamos por isso e o nosso bate-papo de hoje vai ser para responder a clássica pergunta: “Como fazer para estudar e não esquecer o que estudou?”.  Então, vamos lá!

No dia-a-dia escolar é normal que você não se interesse profundamente por todas as disciplinas da grade acadêmica ou que você não consiga equilibrar o seu tempo para estudar tudo que aprende em sala de aula. Esses fatores acabam fazendo com que você só decore o que irá cair na avaliação. Basicamente, você aciona sua memória de curto prazo e se obriga a realizar a tão famosa “decoreba”.

E como acabar com esse “vício” de estudar tudo em cima da hora e só sair memorizando a matéria inteira?

Primeiramente, você tem que saber que é necessário aprender de verdade! O que significa isso? Significa você deve se dedicar para realmente entender a disciplina, de modo que você saiba explicar tudo que estudou e tenha esse aprendizado como algo internalizado em você. Assim, você fará os testes e provas e conseguirá continuar com a matéria em mente, isso porque você, de fato, a compreendeu.

Gif (imagem com movimento) para representar a dificuldade de aprender e memorizar. Trata-se da personagem Dory, da animação "Procurando o Nemo", trazendo com um tom humorístico a frase "I can´t remember" que significa "não consigo me lembrar". No Gif a Dory está chorando e o Nemo está tentando consolá-la.

E como você pode fazer para “aprender de verdade”?

Nós esquecemos 70% do que aprendemos em um prazo de 24 horas, mas isso só acontece quando nada é feito para assimilar ou reter novas informações. Felizmente, atitudes simples podem ajudar nesse processo. Vamos te dar algumas dicas agora mesmo:

1 – Tenha a matéria sempre em dia

Ou seja, chegue em casa e estude o conteúdo que foi dado em sala, isso faz com que você vá absorvendo a matéria ao invés de simplesmente decorá-la no desespero pré prova;

2 – Exercite a autoexplicação

Conversar consigo mesmo sobre a matéria ajuda a compreende-la melhor. Quando você fala sobre o assunto que acabou de estudar e cria um debate interno sobre ele, você acaba formulando novos pensamentos e questionamentos que, depois de resolvidos, farão com que aquelas informações fiquem na sua cabeça;

3 – Faça resumos

Os resumos são um modo de você selecionar quais são as informações mais importantes e usá-las para entender melhor o conteúdo como um todo. Esses resumos podem ser no formato que mais te agradar, como mapas mentais, resumos em computadores ou os clássicos parágrafos em cadernos;

4 – Estude descansado e dê pausas para oxigenar o cérebro

Não se engane achando que estudar extremamente cansado ou por várias horas seguidas, sem nenhuma pausa, vai te trazer resultados. Você deve estar descansado e saber qual é a hora de parar, caso contrário, não vai absorver nenhum conteúdo;

5 – Tenha uma “hora do estudo”

Quando você organiza sua rotina e tem horários específicos para estudar, você, mesmo que inconscientemente, está mais preparado naquele momento. É como se um comando você ligado no seu cérebro e você perceba que aquele horário é dedicado para o estudo, sem que sejam envolvidas possíveis distrações.

6 – Faça revisões constantes

Ou seja, revise todos os dias as matérias dadas em sala de aula. Se o seu estudo estiver em dia, com certeza você terá tempo de revisar bastante o conteúdo das suas avaliações através dos seus resumos.

Por fim, é interessante que você aplique a Memorização Mnemônica.

Trata-se de uma técnica que associa o que precisa ser fixado na mente com algum recurso fácil de ser lembrando. Ou seja, adote siglas, músicas, poesias, rimas, frases engraçadas ou qualquer outra tática que faça a informação ficar retida no seu cérebro. Acredite, uma simples musiquinha criada para aprender algo da matéria, pode ser lembrada pelo resto da vida!

Gostou do artigo? Te ajudamos a entender melhor como não decorar, mas sim entender a matéria? Lembrando que, caso você queira ainda mais ajuda para absorver conteúdos, estamos aqui!

A Liber possui aulas particulares de reforço escolar online 100% personalizadas de acordo com às suas necessidades. Além disso, nossos Tutores são treinados para abordar o método de aprendizado que mais combina com você e te fazer compreender cada detalhe da disciplina.

Confira tudo no nosso site, estamos à sua disposição!

Escrito por 
Laura Cardoso
CNPJ: 30.227.976/0001-62

Está buscando por reforço escolar? Fale com a gente pelo WhatsApp, vamos te ajudar! 😊 👉