Descubra o real valor das aulas particulares!

Saiba se o investimento vale a pena e quais são os benefícios que o seu filhote terá.

Última atualização em 

2/9/2021

Descubra o real valor das aulas particulares!

Saiba se o investimento vale a pena e quais são os benefícios que o seu filhote terá.

Última atualização em 

2/9/2021

Você vive se perguntando se vale a pena pagar por aulas particulares para o seu filhote?

Realmente é uma dúvida comum de se ter, mas vamos te mostrar os reais benefícios a longo prazo e o quanto investir em reforço escolar é importante para o futuro dele Vem com a gente!

Vamos começar o nosso bate-papo com uma boa observação: normalmente, se o seu filhinho é acompanhado desde cedo por um Tutor particular, ele terá menos dificuldade de aprendizado, se sairá melhor no âmbito acadêmico e estará sempre um passo à frente de quem estuda somente na escola e com a atenção do professor dividida entre vários alunos.

Em falar na lotação das salas, é muito difícil que o educador consiga dar atenção por igual em turmas que, normalmente, passam de 20 estudantes. Além disso, cada aluno tem um método de aprendizado ideal que nem sempre é descoberto na escola, isso porque o ensino acaba sendo muito generalizado.

Em geral, os alunos que apresentam dúvidas acabam ficando desfalcados por acharem desconfortável a tentativa de fazer perguntas em sala de aula. Por mais saudável que seja, o hábito de tirar dúvidas não é comum e nem agradável para todos os alunos e seu filho pode estar passando por essa dificuldade, principalmente se ele achar que a dúvida dele é "boba".

Já nas aulas particulares, a atenção é dedicada somente ao seu filhinho e ele consegue estudar da maneira que mais o fará render e absorver o conteúdo, seja ela tradicional ou mais lúdica.

Sala de aula com diversas cadeiras e mesas marrons. Nela estão presentes vários alunos (aparentemente do Ensino Fundamental) querendo a atenção de uma única professora.

Além disso, com as aulas particulares personalizadas e interativas, seu filhote começará a encontrar os seus próprios meios de chegar nos resultados e soluções dos exercícios, desenvolvendo, assim, a habilidade de criar novas estratégias de raciocínio e aprendizado.

Ele, provavelmente, se sentirá mais confortável para refletir e formar pensamentos sobre os conteúdos, tendo, dessa forma, mais interesse e vontade de aprender. Com isso, a chance de a matéria não ser somente decorada para, depois da prova, ser esquecida quase que imediatamente será bem maior.

Outro ponto interessante de você saber é que o reforço escolar ajuda no tão temido “Efeito Bola de Neve”.

Esse efeito trata-se do acúmulo de matéria que, com o tempo, entra em um ciclo sem fim, podendo gerar bastante frustração e levar, até mesmo, à crises de ansiedade já na infância ou adolescência.

Quando o seu filhote não entende muito bem a base de um conteúdo, ele passa a ter dificuldade para desenvolver todo e qualquer conhecimento derivado desta base; sendo assim, depois de muitos anos, o conhecimento dele pode acabar ficando cheio de falhas e, acredite, para encontrar a fonte do problema é extremamente difícil.

Além disso, as escolas não costumam oferecer recursos para resolver a questão citada acima. Um dos motivos é que o seu filhinho pode, por exemplo, estar no terceiro ano do Ensino Médio e ter boa parte dos seus desfalques originados em um conteúdo base MUITO anterior, tornando tudo mais complicado de ser resolvido. Em contrapartida, um bom Tutor particular entenderá que é necessário voltar ao conteúdo básico para que o seu filhote não tenha problemas futuros dentro e fora do contexto acadêmico.

Criança agasalhada com uma calça preta, casaco vermelho e uma touca de frio vermelha, branca e azul. Ele está empurrando uma bola de neve gigante em um local que faz muito frio. O intuito dessa imagem é representar o Efeito Bola de Neve da matéria acumulada.

Mas e se o seu filhote só tiver dificuldade em uma única matéria, continua valendo a pena investir nas aulas?

Com certeza! Às vezes o aluno se frustra tanto de ir mal na prova, mesmo tendo estudado e se esforçado muito, que acaba criando aversão à disciplina. Essa situação é muito comum em matérias como física, química e matemática e, muitas vezes, só tem solução com aulas frequentes e personalizadas fora do ambiente acadêmico.

E se a situação for além da dificuldade em sala de aula e envolver recuperação escolar ou vestibulares?

As aulas particulares continuarão ajudando, e muito! Nessas situações nas quais o seu filhote tem que aprender muita coisa em um curto espaço de tempo, acaba sendo mais fácil quando se tem um acompanhamento diário e personalizado. Se o seu filho ficar em recuperação em alguma matéria, ele terá que rever o conteúdo do ano inteiro em pouquíssimo tempo e , para isso, a presença de um Tutor particular fará com que o aprendizado, que já deveria ter sido absorvido, seja rapidamente compreendido.

Além disso, caso o seu filho faça algum vestibular ou concurso, o melhor método de preparação é o reforço escolar, isso porque é mais eficaz o seu filhote estudar sozinho as matérias que ele tem mais facilidade e procurar ajuda para as que ele não tem.

Tutor vestindo uma blusa roxa, segurando um lápis e usado um fone de ouvido com microfone. Ele está dando uma aula online com seu notebook que está apoiado em uma mesa de madeira.

Agora chegamos ao ponto que você mais queria saber: o custo-benefício vale a pena?

Financeiramente falando, na pior das hipóteses - e que, infelizmente, é muito comum -, o seu filhote pode acabar repetindo de ano devido às dificuldades acadêmicas. Sabemos que você não deseja isso para o seu filhinho, uma vez que o impacto vai muito além do financeiro da família, podendo influenciar na autoestima dele. Mesmo que ele tenha aulas particulares toda semana durante todos os meses do ano, não chegará nem perto do custo que você terá com mais um ano escolar, caso ele repita.

Por fim, ao comprar aulas particulares você não estará investindo somente em resultados acadêmicos melhores, mas sim em uma chance muito maior de o seu filhote conseguir a tão sonhada vaga na faculdade, em um autoconhecimento mais profundo, uma confiança mais estruturada e um futuro com uma forte bagagem de conhecimento.

Gostou do artigo? Viu como é importante investir no reforço escolar do seu filhote?

Se você for seguir nossas dicas e estiver à procura de aulas particulares de qualidade e super personalizadas, podemos te ajudar. Visite o site da Liber! Nossas aulas são presenciais ou online e montadas de acordo com às necessidades do seu filho. Nossos Tutores darão atenção especial direcionada somente a ele e o ajudarão a conquistar resultados incríveis!

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!