Curva do Esquecimento de Ebbinghaus: o que é e como pode afetar nos estudos do seu filhote!

Entenda como a Curva do Esquecimento pode interferir no aprendizado do seu filhinho e confira dicas de como ajudá-lo.

Última atualização em 

2/9/2020

Curva do Esquecimento de Ebbinghaus: o que é e como pode afetar nos estudos do seu filhote!

Entenda como a Curva do Esquecimento pode interferir no aprendizado do seu filhinho e confira dicas de como ajudá-lo.

Última atualização em 

2/9/2020

Você já ouviu falar da Curva do Esquecimento de Ebbinghaus?

Trata-se do fator esquecimento e como ele pode atingir a todos nós. Mas hoje vamos focar em como essa dificuldade de lembrar o que estamos lendo ou estudando, pode afetar no desempenho acadêmico do seu filhote, além de conferir dicas de como amenizar esse esquecimento no cotidiano acadêmico dele.

Então, vamos à explicação. O que, de fato, significa essa Curva?

Criada pelo psicólogo alemão Ebbinghaus em 1885, é baseada no conceito de que, quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que foi visto, lido, assistido e estudado por nós. Ou seja, mostra que, quando o seu filhinho acabou de estudar certo conteúdo, ele se lembra de praticamente 100% dele, mas, à medida que o tempo vai passando, ele se esquece da maioria.

Gráfico da Curva de Esquecimento, mostrando que ao longo do tempo vamos esquecendo o que vemos, lemos e assistimos. Ele mostra a curva diminuindo desde o dia 1 ao dia 30 de um mês, quanto mais tempo vai passando, menos a gente lembra do aprendemos. A sinalização em amarelo mostra que, com o tempo, se formos revisando a matéria ou aquilo que queremos lembrar, será mais fácil e rápido de recordar os conteúdos.
O Gráfico da Curva de Esquecimento, mostra que ao longo do tempo vamos esquecendo o que vemos, lemos e assistimos. Ele apresenta uma curva que vai diminuindo desde o dia 1 ao dia 30 de um mês, quanto mais tempo vai passando, menos a gente lembra do que aprendemos. A sinalização em amarelo mostra que, com o tempo, se formos revisando a matéria ou aquilo que queremos lembrar, será mais fácil e rápido de recordar os conteúdos.

Mas porque esse fator ocorre?

Ele acontece porque o nosso cérebro entende que não é preciso guardar informações que não são sempre usadas. Ou seja, quanto menos aquele conteúdo é visto, menos ele se torna relevante para o cérebro. Com isso, é de extrema importância que a memória seja estimulada ao longo do tempo, a fim de não descartar todas as informações que foram estudadas.

Então quer dizer que se o seu filhote estudar com antecedência, ele nunca estará realmente preparado para uma prova, pois irá esquecer tudo?

Calma, não é assim que as coisas funcionam. Para se dar bem em uma avaliação o seu filho não precisa estudar faltando 10 minuto para ela, na verdade, isso só vai prejudicá-lo. Tomar essa atitude só fará com que ele não consiga revisar toda a matéria e simplesmente a decore ao invés de aprendê-la.

Mas como fazer com que ele consiga se organizar e estudar tudo com calma, sem que ele esqueça tudo na hora da prova ou logo depois dela?

A solução é deixar a famosa decoreba de lado e, de fato, aprender e absorver a matéria fazendo revisões diárias das disciplinas e seguindo as demais dicas que daremos aqui. Se o seu filhote estudar a matéria no dia que ela foi dada, ou que ter dias certos para estudar matérias certas, ele vai ter mais facilidade em memorizar os conteúdos.

O ideal é ele sempre começar revisando as matérias que ele já tem domínio para depois estudar o que ele precisa de mais esforço para aprender. Depois que essa atitude virar um hábito, somente algumas anotações já serão suficientes para o seu filhote bater o olho e já lembrar de tudo que ele estudou.

Aqui vão algumas outras dicas super importantes:

1 –Ter a matéria sempre em dia, chegar em casa e estudar o que foi dado em sala de aula;

2 – Exercitar a autoexplicação, ou seja, conversar consigo mesmo sobre a matéria, para absorve-la melhor;

3 – Fazer resumos como mapas mentais, resumos em computadores ou os clássicos parágrafos escritos nos cadernos;

4 – Estudar descansado e dar pausas para oxigenar o cérebro, sem ficar muitas horas seguidas estudando;

5 –Ter um horário fixo para o estudo;

6 – Aplicar a Memorização Mnemônica, ou seja usar siglas, músicas, poesias e frases engraçadas para ajudar a lembrar de alguma parte da matéria.

Por fim, saiba que isso é normal e que ninguém escapa da Curva do Esquecimento. Seja compreensivo com o seu filhote quando ele não for bem em alguma prova, ajude-o com as dicas que te demos aqui, assim ele vai saber como aprender a matéria ao invés de decorá-la, o que irá estimular o cérebro e fazer com que essas informações virem de longo prazo.

Gostou do artigo? Conseguiu entender melhor sobre a Curva do esquecimento e como isso afeta nos estudos do seu filhinho? Lembrando que, caso você queira ainda mais ajuda para o seu filhote absorver os conteúdos, estamos aqui!


A Liber possui aulas particulares, online e presenciais, 100% personalizadas de acordo com às suas necessidades. Além disso, nossos Tutores são treinados para abordar o método de aprendizado que mais combina com ele e fazê-lo compreender cada detalhe da disciplina.

Confira tudo no nosso site, estamos à sua disposição!

Escrito por 
Laura Cardoso

Baixe agora mesmo o App Liber!

Para baixar o App, clique no botão correspondente a loja de aplicativos do seu celular e veja como é fácil ter a ajuda que precisa!