Meu filho precisa de reforço escolar?

Entenda melhor quais são os sinais que mostram que o seu filhote necessita de uma ajuda personalizada!

Artigo publicado no dia
13/7/2020

Seu filho está sem comentar sobre nenhum resultado acadêmico?

Fique atento com este comportamento, pode ser indício de um desempenho escolar negativo. Muitas crianças e jovens acabam escondendo dos pais as notas que deixaram a desejar e, por vergonha ou timidez, evitam pedir ajuda. É necessário que exista uma conversa aberta sobre este assunto e que você acompanhe a evolução escolar do seu filhote.

Mas qual é a relação das aulas particulares com essa dificuldade escolar?

O reforço escolar tem o papel de ajudar no desempenho acadêmico do aluno, já que as aulas são personalizadas de acordo com as necessidades dele. Além disso, ter o acompanhamento de um Tutor particular faz com que o seu filho tenha uma atenção especial dedicada somente a ele, fator que o deixará à vontade e fará com que ele descubra qual método de estudo mais combina com a sua personalidade.

E quando saber que é o momento certo para oferecer ajuda particular ao seu filhote?

Existem alguns sinais que deixam essa necessidade evidente.

Se você percebeu que o desempenho acadêmico dele está abaixo do esperado, pergunte se ele está, realmente, conseguindo absorver o conteúdo em sala de aula. Muitas vezes, o método de ensino adotado pelo professor não é eficaz para o seu filho e isso afeta no rendimento escolar dele, sem contar com a timidez que bate na hora de tirar dúvidas na frente de tanta gente. Essa falta de eficiência acontece, principalmente, pela dificuldade de o educador acertar a melhor forma de aprendizado para cada aluno em uma turma de, normalmente, mais de 20 estudantes.

‍Gif (imagem com movimento) de uma sala lotada de estudantes na faixa dos 10 anos. Eles estão muito agitados, sem foco nenhum e bagunçando a sala toda.

Além disso, é muito comum que ocorra o famoso “efeito bola de neve”.

Isso porque, caso o seu filhote não entenda a explicação básica do conteúdo, a matéria vai evoluir sem que ele consiga acompanhar todas as informações. Nesse caso, a dificuldade de estudar sozinho em casa é muito maior, na verdade, essa tentativa pode acarretar em ansiedade, frustrações e em uma lista de dúvidas que ficarão sem respostas.

Menina de, aproximadamente, 15 anos, em seu quarto tentando estudar em uma mesa de madeira com os seus cadernos e notebook. Ela está frustrada por não estar entendendo o conteúdo da matéria.

Outro sinal que deve ser observado é quando o seu filhinho se identifica com o método de ensino do professor, presta muita atenção nas aulas, estuda muito em casa, mas, mesmo assim, os resultados não são positivos.

É possível que ele ainda não tenha descoberto o melhor método de estudo para ele, ou que não consiga ter foco suficiente na hora de estudar. Nessa situação o acompanhamento de um Tutor fora do ambiente escolar e com atenção direcionada somente para o seu filhote ajudará, e muito, no rendimento escolar, além de facilitar a identificação do método de aprendizagem ideal para ele.

E é preciso oferecer esse acompanhamento particular mesmo que a dificuldade seja em somente uma matéria? Sim!

Às vezes o aluno se frustra tanto de ir mal na prova, mesmo tendo estudado e se esforçado muito, que acaba criando aversão à disciplina. Essa situação é muito comum em matérias como física, química e matemática e, muitas vezes, só tem solução com acompanhamento frequente e personalizado fora do ambiente acadêmico.

Gif (imagem com movimento) de uma menina de, aproximadamente, 5 anos, muito confusa com os números e equações matemáticas que estão aparecendo no gif.

Existem, também, situações nas quais o aluno tem que aprender muita coisa em um curto espaço de tempo.

Um exemplo, é caso o seu filho tenha ficado em recuperação de alguma matéria e tenha que rever o conteúdo do ano inteiro em pouquíssimo tempo. A presença de um Tutor particular e de uma frequência constante de aulas, fará com que o aprendizado, que já deveria ter sido absorvido, seja rapidamente compreendido.

Além disso, caso o seu filhote esteja prestes a fazer algum vestibular ou concurso mas ainda tenha dificuldade em muitos assuntos, a melhor saída são as aulas particulares, já que é melhor o seu filhote estudar sozinho as matérias que ele tem mais facilidade e procurar ajuda personalizada para as que ele não tem.

Por fim, se o desempenho escolar do seu filhote está deixando a desejar, procure conversar com ele e tentar descobrir qual é a problemática.

As aulas particulares irão ajudar em todos os aspectos, ele terá uma rotina de estudos organizada, terá muito mais foco e descobrirá qual é o método de estudo ideal, sempre com o Tutor ao lado dele.

Caso você esteja buscando alguém para ajudá-lo, a Liber oferece reforço escolar online, auxiliando na montagem de uma rotina de estudos fixa e organizada. O seu filhinho terá um Tutor dedicado somente a ele e terá um aprendizado personalizado e interativo, conquistando resultados incríveis!

Visite o site da Liber para saber mais e conhecer os benefícios de ser Liber. 

Escrito por 
Laura Cardoso
CNPJ: 30.227.976/0001-62

Está buscando por reforço escolar? Fale com a gente pelo WhatsApp, vamos te ajudar! 😊 👉